Tudo sobre tatames
Tatames são pisos tradicionais japoneses feitos com um tipo de tecido de palha entrelaçada. Ele faz parte da história e tradição japonesa, seu nome varia da palavra Tatamu, que significa dobrar, pois antigamente era como uma esteira de palha que poderia ser dobrada e carregada por aí.
O tatame começou a tomar a forma que conhecemos hoje por volta do ano 794 e sua história vem do hábito que japoneses nativos mantinham de trançar seus vegetais para conseguir uma superfície lisa, resistente, grande em comprimento e flexível.
Ele se tornou elemento essencial na decoração das casas, sendo utilizado para mais que artes marciais, mas também como medidas para cômodos inteiros.
Tipos de tatames
Os tipos de tatames variam de acordo com cada marca, mas em geral se diferenciam por serem sintéticos (de E.V.A.) ou de palha, que é o mais tradicional. O E.V.A. dos tatames da AMS possui a tecnologia mais avançada do mercado, sendo capazes de fornecer conforto total e segurança aos seus utilizadores.
Aplicações
- Artes marciais;
- Uso decorativo;
- Segurança de impacto em áreas infantis;
- Templos;
- Práticas de atividades físicas de baixo impacto;
- Yoga e pilates.
Curiosidade
- No Japão não se deve pisar nas bordas dos tatames. As especulações do motivo disso são várias:
- Nos antigos feudos japoneses os ninjas se aproveitavam dos espaços entre os tatames para atacar as vítimas da residência, e para se protegerem os senhores feudais passaram a evitar as bordas.
- Antigamente a borda do resumo era confeccionada por artesões e eram muito caras, a fim de não danificar esses trabalhos, elas eram evitadas.
- E ainda naquela época, eles podiam ser usados para proteção de território, já que cobriam o assoalho de madeira, as pessoas não podiam invadir o tatame alheio.
Para saber mais sobre tatames e a tecnologia E.V.A, confira o nosso blog.
Deixe um comentário