Saiba Quais são os tatames utilizados nas olimpíadas de Tóquio


Os Jogos Olímpicos são uma competição milenar.
Reza a lenda que eles foram criados pelo herói mitológico Hércules, como forma de homenagear Zeus, seu pai, há cerca de 4500 anos atrás, na Grécia.
Os primeiros registros de campeões olímpicos, contudo, datam “apenas” do ano de 776 A.C., ou seja, 2796 anos atrás.
Nessa época, os reis das ilhas de Esparta e Pissa se uniram para criar uma competição que deveria reunir participantes de toda a Grécia, como uma forma de fomentar a paz em toda a ilha.
Essa primeira reunião se deu no tempo de Hera, na ilha de Olímpia, motivo pelo qual a competição foi batizada de “Jogos Olímpicos”.
Em tempos modernos, a competição ganhou força a partir de 1896, por conta principalmente do trabalho de Pierre de Coubertin, que batalhou arduamente para criar uma competição que estimulasse a competição sadia entre os países; a primeira edição dos jogos modernos ocorreu nesse mesmo ano, em Atenas, e contou com a participação de 14 delegações, as quais juntas reuniram 241 atletas, que disputaram 9 modalidades.
Desde então, os jogos vem ocorrendo a 4 anos, tendo sido pausados apenas em 1914, 1918, 1939 e 1945, por conta da 1ª e 2ª guerra mundial, respectivamente, e sido adiados para 2021 na edição de 2020, em função da pandemia do novo Coronavírus.

Olimpíadas de Tóquio

Na edição de 2020, os jogos foram disputados em Tóquio, reunindo atletas de mais de 200 países, advindos dos cinco continentes, para disputar 46 modalidades.
Dentre essas modalidades, muitas delas são lutas; a Olimpíada de Tóquio contará com competições de Judô, Karatê, Taekwondo e Luta Olímpica.
Por isso, é absolutamente natural que o Japão tenha investido em um belo espaço para a realização dessas disputas: a arena Nippon Budokan — essa arena, aliás, foi feita não para essa olimpíada, mas sim para a edição de 1962; contudo, ela continua lá, firme e forte, sendo considerada o templo japonês das artes marciais.
Naturalmente, a estrutura dessa arena chamou a atenção e muitas pessoas ficaram com vontade de saber qual tipo de tatame é utilizado no mesmo.
Se esse é o seu caso, não se preocupe; a AMS está aqui para sanar a sua dúvida: os tatames da arena Budokan, como todo bom tatame para artes marciais, são feitos de EVA de variáveis densidades.

Por que se utiliza o EVA?

O EVA é o material escolhido para o Budokan e tantos outros centros esportivos por oferecer aos atletas algumas características única, como por exemplo excelente absorção de impacto (muito importante para o judô), maior aderência (indispensável para o karatê), um equilíbrio perfeito entre rigidez e maciez (recomendável para a prática do Taekwondo) e uma textura agradável e não abrasiva (interessante para lutas de solo, como o Judô e a Luta Olímpica).
Além disso, o EVA é ainda um material fácil de ser higienizado, algo que foi levado bastante em consideração na preparação dos Jogos Olímpicos de Tóquio, por conta da pandemia — os organizadores precisam pensar mais do que nunca na higienização do tatame e demais estruturas.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *