Qual é o impacto do E.V.A no meio ambiente?
Assim como os demais tipos de plástico, o E.V.A tem um grande impacto no meio ambiente, podendo durar centenas de anos até se decompor e, portanto, se tornar um risco à natureza.
Por outro lado, é muito importante ressaltar que este tipo de material é completamente reciclável a nível industrial e que, por apresentar uma boa durabilidade, pode até mesmo ser reaproveitado para outros fins no dia a dia.
Sendo assim, se você tem algum material E.V.A por aí, que não tem mais utilidade ou pretende comprar algum produto desse tipo, não deixe de conferir o post até o final e veja como é feita a reciclagem e algumas ideias de reaproveitamento dele.
Boa leitura!
O plástico E.V.A causa impactos ao meio ambiente?
É sempre muito importante considerar que não é o material em si que traz riscos ao meio ambiente, mas sim o seu descarte inadequado.
Afinal, estamos falando de um insumo não contaminante em sua composição, mas que ao ser descartado incorretamente, pode sim trazer riscos à natureza e gerar poluição.
Para se ter uma ideia, estima-se que o tempo de decomposição do E.V.A seja de cerca de 400 anos.
O E.V.A é reciclável?
Sim! Em geral, os produtos feitos em E.V.A, como tatames, tapetes, bobinas, entre outros, são completamente possíveis de serem reciclados por processos industriais, retornando assim como insumos e matéria-prima para a fabricação de novas peças.
Normalmente, no processo de reciclagem do E.V.A, o material é triturado em pequenos pedaços, que podem ser misturados com outros materiais plásticos para produzir novos produtos.
Muitos fabricantes de E.V.A no Brasil já estão explorando alternativas de reciclagem cada vez mais eficientes e sustentáveis, como a reciclagem mecânica e a reciclagem química, que podem ajudar a reduzir o impacto ambiental do insumo, por exemplo.
É possível reaproveitar o EVA no dia a dia?
Além do processo de reciclagem, o plástico E.V.A pode ser reaproveitado de diversas formas no dia a dia, reduzindo assim a necessidade de descarte e contribuindo para o meio ambiente.
E se você busca algumas ideias práticas, nós separamos uma pequena lista com sugestões simples. Confira!
- Artesanato – O EVA é um material popular para artesanato, pois é fácil de cortar, colar e moldar. É possível criar uma variedade de objetos decorativos, como porta-retratos, chaveiros, enfeites de festa e flores artificiais;
- Tapetes e almofadas – O EVA também pode ser utilizado na confecção de tapetes e almofadas para uso doméstico, oferecendo conforto e proteção contra impactos;
- Organizadores – o material pode ser utilizado para criar organizadores para gavetas, armários e escritórios. É possível cortar o material em várias formas e tamanhos para acomodar objetos de diferentes tipos e tamanhos, por exemplo;
- Proteção de móveis e portas – outra dica para reaproveitar o EVA é utilizá-lo para proteger móveis e portas contra arranhões e danos
- Tatames para ginástica – O EVA também pode ser utilizado como tatames para prática de ginástica, artes marciais, alongamentos e yoga, oferecendo proteção contra impactos e absorção de choque.
Enfim, essas são apenas algumas ideias de como reaproveitar o EVA no dia a dia, além dos processos de reciclagem, que são de responsabilidade das indústrias e fabricantes. E como bem vimos, com o uso consciente e a participação de todos na sociedade, é totalmente possível reduzir os riscos ao meio ambiente sem abrir mão da qualidade dos produtos que usamos.
Gostou? Então, aproveite para ler também nosso próximo artigo e confira dicas de como conservar por mais tempo os produtos de E.V.A. Boa leitura!
Deixe um comentário