O QUE AS PEQUENAS EMPRESAS PODEM ESPERAR DO 2º SEMESTRE?
O ano de 2020 está sendo tão atípico que é até difícil descrevê-lo.
Ao longo dos últimos meses fomos obrigados a nos trancar em casa por conta de um vírus respiratório novo e agressivo, que causou furor e custou milhares de vidas não apenas no Brasil, mas no mundo.
Como consequência, tivemos basicamente que escolher entre saúde e economia.
Como não poderia deixar de ser, escolhemos a saúde; optamos por mudar a nossa rotina para preservar não só a nossa saúde, mas também a daqueles que amamos.
Por mais que essa tenha sido a escolha certa, a economia sentiu o golpe; a maior parte das empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, percebeu alterações significativas no mercado e teme pelo que está por vir adiante.
Pensando nisso, nós, da AMS, preparamos um breve texto com algumas de nossas considerações acerca do que as pequenas e médias empresas podem esperar do segundo semestre desse ano tão surpreendente.
O VÍRUS IRÁ SUMIR?
Infelizmente o novo Coronavírus não irá embora tão cedo.
As medidas de distanciamento social serviram “apenas” para retardar a evolução do vírus e não liquidá-lo; apenas uma vacina será capaz de acabar verdadeiramente com o vírus e a previsão é de que a mesma fique pronta só no primeiro semestre de 2021.
Isso, contudo, não deve ser causa para desespero; conforme a população tem se conscientizado acerca dos perigos do vírus e como não propagá-lo, sua transmissão diminuiu significativamente, possibilitando a reabertura de alguns setores da sociedade.
Assim, o que se tem é que estamos caminhando para o chamado “novo normal”, ou seja, para uma situação na qual certos hábitos irão ser retomados com algumas diferenças e alterações.
A ECONOMIA IRÁ SE RECUPERAR?
Depende do que você considera recuperação.
Se tomarmos o período atual, no qual boa parte da sociedade está parada, como parâmetro, podemos sim dizer que a economia irá se recuperar.
Entretanto, se você quer saber se a economia irá voltar aos níveis em que estava operando antes da pandemia ainda no segundo semestre, a resposta é não; irá demorar um pouco mais para que ela chegue a esse estágio.
Isso, contudo, não quer dizer que as coisas não vão melhorar; há diversas oportunidades no mercado que podem ser exploradas para ajudar as empresas a superar esse período tão diferente de nossa história — quando houver uma flexibilização maior da quarentena, por exemplo, um número maciço de pessoas irá procurar as academias, salões de beleza e afins para se cuidar — a quantidade de pessoas sedentárias aumentou significativamente ao longo desse período de quarentena; existe, portanto, uma demanda reprimida por esse tipo de serviço.
COMO RESISTIR AO RESTANTE DO ANO?
O segundo semestre de 2020 pode até não ser mais difícil que o primeiro, mas isso não significa que ele vá ser fácil; será preciso ter muita austeridade, resiliência e inventividade para passar por ele.
Quando trabalhamos juntos, no entanto, superamos quaisquer desafios.
Justamente por isso, nós, da AMS, fazemos questão de dizer que estamos prontos e à disposição para ajudá-lo naquilo que for possível.
Deixe um comentário