CONHEÇA AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE JUDÔ E JIU-JITSU
Tanto o judô como o jiu-jitsu são artes marciais que tem por objetivo levar o “adversário” ao chão — fizemos questão de colocar a palavra adversário entre aspas a medida que nenhuma dessas artes tem uma visão pejorativa dessa palavra; elas enxergam o adversário meramente com oponente, ou seja, um opositor temporário.
Contudo, apesar dessa semelhança, elas tem diferenças significativas entre si.
QUAL A ORIGEM DO JUDÔ?
O judô foi criado em 1882, no Japão, por Jigoro Kano.
Nas palavras de Kano, seu criador, trata-se da arte marcial em que se usa o máximo da força física e espiritual.
Ela foi criada com base em movimentos e elementos de outras artes marciais, inclusive uma que é a precursora do jiu-jitsu, o ju-jutsu, na qual se utiliza o corpo para atacar o seu oponente e se defender.
No século XIX, ela foi eleita como sendo o esporte oficial do Japão, tendo se tornado esporte olímpico em 1964.
E A DO JIU-JITSU?
O jiu-jitsu surgiu na Ásia, há cerca de 3600 anos atrás — há um debate acerca do país que deu origem a essa arte; há quem diga que foi na Índia, outros afirmam que foi na China, porém a maior parte dos pesquisadores considerada que ele tenha surgido no Japão, por meio das escolas de Samurai.
Durante muitos anos, essa arte não foi vista com bons olhos; quem ajudou a popularizá-la, por incrível que pareça, foi justamente Jigoro Kano, o precursor do Judô — durante muito houve certa confusão acerca da nomeação de ambas as artes marciais; algumas pessoas chamavam de judo aquilo que viria a ser o jiu-jitsu e vice-versa. Essa situação começou a mudar em 1925, quando o governo japonês oficializou o nome “Judô” e a diferença entre ambas as artes começou a se acentuar.
QUAIS AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AMBOS?
Tanto o judôcomo o jiu-jitsu possuem técnicas de estrangulamento, imobilização, chaves, torções, projeções e finalizações.
A diferença, contudo, é que enquanto o foco do jiu-jitsu é a imobilização e a finalização do adversário, o judô visa a derrubada do mesmo — de certa forma, pode-se dizer que na maior parte do tempo o judô se luta em pé e o jiu-jitsu deitado.
Assim, cada uma dessas artes marciais tem objetivos próprios.
No caso do jiu-jitsu, busca-se condicionamento físico, defesa pessoal, melhora no processo de tomada de decisão e controle da ansiedade.
Já o judô, proporciona melhora nas habilidades motoras e cognitivas, organização e respeito tanto por uma cadeia de comando como por seus adversários.
Existe um outro traço que ambas essas artes compartilham: ambas costumam ser praticadas em tatames— a relação dessas artes marciais com o tatame, aliás, costuma ser muito interessante, havendo um certo respeito e reverência à ele; não só essas artes marciais, mas também outras, chegam a ponto de exigir que seus adversários se curvem ao tatame em sinal de respeito e reverência antes de entrar e sair do mesmo.
RESPEITO E REVERÊNCIA PELO SEU ESPORTE
Aqui na AMS temos o mesmo respeito e reverência que você pelo seu esporte e pelo local no qual você o pratica.
Por esse motivo, nos esforçamos para fabricar placas de EVA de ponta, que podem ser utilizadas em tatames, para que você tenha apenas o melhor à sua disposição para treinar.
Deixe um comentário