COMO OS ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO MANTÉM A FORMA QUANDO ESTÃO ENTRE COMPETIÇÕES?
Os atletas de antigamente, especialmente os praticantes de artes marciais, gostavam de pensar em seu corpo como um templo, cuja “santidade” não deveria ser violada em hipótese alguma para que eles estivessem sempre no ápice de sua forma.
Na prática, sabemos que manter essa “santidade” é um tanto quanto complicado; a maior parte desses atletas precisa estar em um nível de preparo tão grande para competir que é praticamente impossível para eles manterem a forma durante longos períodos de tempo — em geral, eles tem um período de pré-temporada antes das competições no qual eles podem afinar sua forma e aprimorar sua técnica.
Isso, contudo, não quer dizer que eles podem fazer o que bem quiserem no período entre competições. Muito pelo contrário, aliás; quando eles estão entre torneios, existem diversos cuidados que eles precisam tomar para serem capazes de atuar em grande nível quando for preciso.
UMA BOA ALIMENTAÇÃO É FUNDAMENTAL
Durante as competições, a alimentação dos atletas é mais restrita; alguns alimentos são “ladrões de energia” e devem ser evitados a qualquer custo.
Quando eles não estão competindo, seu cardápio se torna um pouco mais flexível e eles podem comer uma quantidade um pouco maior de coisas.
Isso, no entanto, não quer dizer que eles podem abusar; não há nada de errado em comer certos alimentos que seriam proibidos durante as competições ocasionalmente, mas se o seu consumo for sistemático, os problemas poderão ser de longo prazo — o alimento é análogo ao combustível; se você ficar colocando sempre combustível de baixa qualidade no seu carro, o tanque irá ficar sujo e problemas poderão surgir. O mesmo ocorre com o seu corpo. Alimentos prejudiciais vão deixando a sua marca no corpo e aos poucos ficará cada vez mais difícil apagar os seus efeitos.
No período entre competições, por tudo, o correto é não abusar; se for comer algo diferente, que seja com moderação.
NÃO PARAR DE TREINAR É IMPORTANTE
Outra atitude relevante dos atletas profissionais para não perder a forma é manter o seu corpo sempre em atividade.
Mesmo no período entre competições, eles não param de treinar para que o seu corpo não se desacostume — lembre-se que nosso corpo tem memória muscular.Para descansar, eles diminuem a carga e a intensidade do treino, mas nunca o interrompem.
PARA O QUE PRECISAR, CONTE CONOSCO
Nós aqui da AMStrabalhamos arduamente para produzir produtos de altíssima qualidade em EVA, que permitam que atletas de ponta possam dar o melhor de si com segurança e conforto.
Deixe um comentário