Como o yoga pode ajudar com a ansiedade em períodos de isolamento
Com a pandemia de covid-19 as pessoas foram forçadas a se isolarem, passarem longos períodos em suas casas, muitas vezes sozinhas. Acontece que a solidão é um fator intensificador de transtornos mentais, como a depressão e a ansiedade. Nesse contexto, o número de pessoas ansiosas aumentou com a passagem do tempo em isolamento.
Preocupação exagerada, dormência nas mãos, insônia, alterações no apetite e medo recorrente são apenas alguns dos muitos sintomas que a ansiedade pode causar. Assim, as pessoas tem procurado soluções fáceis e acessíveis, que possam ser feitas mesmo em período de isolamento. Uma solução eficaz é o yoga.
O yoga é um conjunto de práticas meditativas que teve sua origem na índia, a mais de 5 mil anos atras. Tem como objetivo promover uma reunião entre corpo, espirito e mente, fazendo um encontro do homem com sua essência real. Dessa forma, ele possibilita maior controle da mente e consequentemente das emoções. Sem contar que trabalha para liberação de hormônios positivos, entre outras coisas que vamos discutir ao longo do artigo.
Yoga e o isolamento
Uma vantagem do yoga, é que ele pode ser praticado em casa, com o auxílio de um professor virtual-você encontra vários no YouTube e outras plataformas gratuitas. Você não precisa estar em contato com outras pessoas para praticar, sendo totalmente possível que seja feito na sala de casa. Para começar, você precisa apenas de um tapete ou um tatame, acesso á internet e disposição. Não é nada que vai exigir grande esforço físico ou te deixar cansado, pelo contrário, vai alongar seu corpo e te dar sensação de relaxamento.
Yoga e a respiração
Técnicas de respiração são aliadas contra a ansiedade mesmo de forma separada do yoga. Psicólogos de todo mundo recomendam que se faça exercícios de respiração e relaxamento para lidar com a ansiedade. Pois, os exercícios de respiração são componentes do yoga, além das posições de meditação, deve-se seguir um padrão de respiração para se atingir o estado meditativo.
Yoga e os chakras
A filosofia dos chakras é muito antiga. E por mais que tenha sido elaborada numa época onde a ciência não era desenvolvida, cada chakra está relacionado a uma glândula do corpo. Dessa forma, a prática de yoga auxilia na regulação do sistema hormonal. Por exemplo, ele inibe a produção de adrenalina e cortisol, hormônios que prejudicam a saúde mental.
Yoga como exercício físico
É de conhecimento público que a prática de exercício físico combate ansiedade, depressão e outros transtornos mentais. Saiba que por mais que o yoga seja uma atividade lenta, ele se classifica como exercício físico.
Quem pode praticar yoga?
Todos. Independente de idade, gênero ou religião. O yoga muitas vezes é relacionado à religião hindu, por sua origem, porém não implica em uma prática religiosa. Se trata de uma prática voltada para a saúde e bem-estar, que pode ser feita por cristãos, budistas, judeus ou ateus. Dessa forma, se você vem apresentando sintomas ansiosos durante o período de isolamento, vale a pena considerar o yoga como prática cotidiana, garantimos que você notará grande melhora.
Deixe um comentário