COMO A TECNOLOGIA TEM IMPACTADO A EDUCAÇÃO?


A pedagogia é uma das áreas mais impactadas pelo rápido avanço da tecnologia ao longo das últimas quatro ou cinco décadas.

Um bom exemplo disso é o contrate entre a forma de se fazer trabalhos hoje e no passado: antigamente, há cerca de 20 ou 30 anos atrás, era preciso ir até uma biblioteca para sanar uma dúvida ou fazer uma pesquisa; hoje, somos capazes de tirar um pequeno dispositivo de nosso bolso e resolver essas questões em segundos.

É óbvio que isso não tira o mérito ou a importância das formas tradicionais de estudo ou pesquisa; o conteúdo de um livro costuma ser muito mais curado e assertivo do que o da maior parte dos sites que você encontra na internet.

Ainda assim, é um contraste gigante e uma facilidade enorme, de forma que é difícil para os pais e professores dosarem adequadamente a quantidade de interferência que eles irão permitir que a tecnologia tenha na vida de seus filhos ou alunos.

Mas por mais difícil que isso seja, é um passo necessário; por melhor que a tecnologia seja, é preciso estabelecer um limite para ela e criar programas de ensino que mesclem tecnologia com formas tradicionais de aprendizado.

Pensando nisso, separamos abaixo alguns exemplos de atividade que você pode e deve incentivar os pequenos que estão sob seus cuidados a fazer para que eles possam ter um desenvolvimento satisfatório e completo.

PROMOVA ATIVIDADES MANUAIS

Atividades manuais são excelentes para o corpo e para a mente.

Para o corpo, elas são benéficas a medida que aprimoram a desenvoltura manual e a coordenação.

Já para a mente elas são vantajosas por melhorar o foco e a concentração — um dos grandes males da tecnologia é o excesso de informação, que acaba prejudicando a capacidade de foco e concentração dos pequenos.

Uma forma interessante de incentivar os pequenos a praticar atividades manuais é proporcionar materiais que sejam divertidos de ser trabalhado, como por exemplo o EVA, que é fácil de ser cortado (inclusive com uma tesoura sem ponta) e manuseado, podendo dar origem a uma infinidade de itens que os pequenos gostarão de fazer, tal qual acessórios para bonecas e bonecos, peças de roupa, fantoches e por aí vai.

CRIE ÁREAS SEGURAS PARA BRINCADEIRAS

Computador, celular, videogame e dispositivos afins são ótimos para o desenvolvimento do pensamento estratégico e da capacidade lógica.

Quando utilizados em excesso, no entanto, eles podem dar origem a crianças retraídas e obsessivas, que tem dificuldade de se relacionar.

Sendo assim, é recomendado que você deixe à disposição dos pequenos um espaço no qual o intuito é brincar, correr e interagir com outras crianças.

Para tanto, uma boa pedida é escolher um espaço que será dedicado a essa finalidade e prepará-lo, revestindo o piso e as paredes com EVA, para que você não precise se preocupar e possa deixar as crianças brincarem à vontade ali; se for em uma escola, pode ser uma sala específica; em um prédio, pode ser uma área do salão de festas ou do parquinho; em sua casa, uma parte da sala.

PRECISA DE AJUDA? FALE CONOSCO!

Se você quer incentivar seus filhos ou alunos a utilizar menos a tecnologia e praticar mais atividades e brincadeiras manuais, não hesite; fale com a AMS e descubra de que forma podemos lhe ajudar.

Somos uma empresa com experiência ímpar na produção, comercialização e instalação desse tipo de material, portanto estamos aptos como ninguém a encontrar formas de criar alternativas para o uso excessivo da tecnologia pelas novas gerações.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *