COMO A PRÁTICA DE ESPORTES SERÁ AFETADA PELO CORONAVÍRUS?


Ao longo das últimas semanas boa parte das ligas esportivas retomaram suas atividades. O exemplo mais recente disso é a NBA, que anunciou há alguns dias atrás o retorno dos jogos com algumas alterações em suas regras — as alterações dizem respeito principalmente a destruição dos jogos e a presença de público nos ginásios.

Alterações, aliás, parece ser a palavra chave para a retomada da prática esportiva; aparentemente, ela estará atrelada ao mundo dos esportes por um bom tempo.

Abaixo listamos algumas das principais mudanças que veremos nas academias e centros de treinamento conforme os mesmos retomam suas atividades.

O QUE IRÁ MUDAR?

A maior parte das academias e centros esportivos está adotando diversas medidas de proteção para poder retomar suas atividades. Alguns exemplos disso são:

  • CONTROLE DE PÚBLICO: muitos estabelecimentos irão restringir a quantidade de pessoas que pode utilizar suas instalações em um mesmo momento. O objetivo disso é possibilitar um maior distanciamento entre as pessoas e assim evitar aglomerações;
  • NÃO UTILIZAÇÃO DE AR CONDICIONADO: alguns aparelhos de ar condicionado são capazes de filtrar o ar após alguns minutos. Ainda assim, a maior parte dos estabelecimentos está preferindo trabalhar com o ar condicionado desligado por via das dúvidas;
  • MAIOR FREQUÊNCIA DE HIGIENIZAÇÃO: a maior parte das academias e centros esportivos já tem a política de higienizar os equipamentos com frequência. Agora, com a questão do Coronavírus, essa frequência será ainda maior;
  • USO DE MÁSCARA: essa é uma medida polêmica. Alguns estabelecimentos querem tornar obrigatório o uso de máscara durante o treino, porém estão encontrando resistência de certos clientes.

Fora isso, outros esportes, como aqueles de contato, artes marciais ou os praticados ao ar livre também precisarão se adaptar aos novos tempos.

No caso dos esportes de contato, será preciso esperar um pouco mais para retornar ou, quando possível, praticar de máscara — ainda assim, o ideal é aguardar; em uma luta como o jiu-jitsu, por exemplo, há muito contato corporal e, consequentemente, troca de suor, havendo um risco demasiadamente grande de transmissão.

Já aqueles praticados ao ar livre, como corrida e caminhada, recomenda-se que a máscara seja utilizada em todos os momentos — uma pessoa que esteja infectada e assintomática é capaz de transmitir o vírus tanto pela respiração como pelo suor ao exercitar-se ao ar livre, portanto todo cuidado é pouco.

CONTE CONOSCO

Todas as informações dadas acima são preliminares; elas podem ser alteradas a qualquer momento pelos órgãos competentes, de forma que também não temos como saber com precisão o que o futuro reserva para a prática esportiva.

De qualquer forma, fazemos questão de deixar claro que não importa o que acontecer, nós, da AMS, estaremos ao seu lado para ajudar naquilo que for possível.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *