Artesanato pode ser usado como terapia em diagnósticos de burnout — veja mais


Não é nenhuma surpresa que a síndrome do burnout seja um grande problema entre os trabalhadores do mundo moderno, vivemos a era da informação em um mundo que já se encontra na 4ª revolução industrial, onde tudo que absorvemos e as tarefas do dia a dia nos levam a picos de estresse constantemente. As longas horas de trabalho, somada à crescente pressão das metas podem nos levar ao diagnóstico de síndrome de burnout.

A síndrome de burnout, ou síndrome de esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano, que definiu o Burnout como um estado de exaustão emocional, física e mental causado por estresse excessivo e prolongado. Ele ocorre quando você se sente oprimido, emocionalmente esgotado e incapaz de atender às demandas constantes, à medida que o estresse continua, você começa a perder o interesse e a motivação que o levaram a assumir um determinado papel.

Essa síndrome está registrada no grupo 24 do CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) como uma das principais queixas nos serviços de saúde relacionados ao emprego ou a perda dele.

O sintomas psicológicos e sociais da síndrome de burnout costumam estar relacionados com:

• Isolamento;
• Pessimismo;
• Depressão;
• Ansiedade;
• lapsos de Memória;
• Irritabilidade;
• Agressividade;
• Mudanças no humor;
• Deixar o trabalho;

E também existem os sintomas físicos, que costumam ser:

• Sensação de cansaço e esgotamento na maior parte do tempo;
• Imunidade reduzida, doenças frequentes;
• Dores de cabeça frequentes ou dores musculares;
• Mudança no apetite ou hábitos de sono;

Como o artesanato pode ajudar na síndrome de burnout?

Se dedicar a algum tipo de psicoterapia que envolve a aplicação das artes visuais, artesanatos manuais e etc, pode ser o caminho para prevenir o burnout. Podemos seguir por diversos tipos de arte-terapia, que incluem desenhar algo, escrever, pintar, esculpir, fazer colagens, criar enfeites, colares, bijuterias, entre muitos outros.

Como o burnout é resultado de estresse crônico, para descobrir se a arte-terapia pode reduzir a probabilidade de esgotamento, devemos saber se a mesma é eficaz na redução de estresse, não adianta escolher algo que possa te trazer mais esgotamento mental ou físico, esse momento precisa ser algo prazeroso. Muitas pessoas optam por transformar outros tipos de trabalhos manuais em um hobby, para alguns pode ser algo normal se ocupar com outro trabalho diferente, mas para outros pode trazer dificuldades e mais estresse, por isso escolha bem o tipo de artesanato que vai utilizar como foco terapêutico.

Um estudo publicado em 2016 por uma universidade na Filadélfia, nos Estados Unidos, descobriu que a arte é eficaz na redução dos hormônios do estresse, independentemente da habilidade artística de alguém. No estudo, cerca de 75% por cento dos participantes mostraram uma redução no cortisol enquanto faziam algum tipo de arte durante 45 minutos. Nesse tempo, não houve correlação entre a redução do estresse e o nível de experiência artística do participante.

Se você não se considera um artesão ou não tem muita experiência, comece explorando as diversas opções que possam existir para descobrir o que é mais agradável para você, não importando por qual caminho seguir, mas sim se o processo vai ser prazeroso.

A AMS é uma empresa dinâmica que foi criada para suprir a crescente demanda de soluções em E.V.A. nos mais diversos segmentos, inclusive para artesanatos que utilizam E.V.A como matéria prima. Fabricamos soluções inovadoras em E.V.A e contamos com maquinário tecnológico que permite fabricar os mais diversos tipos de soluções para cada cliente. Dispomos de material para fazer lembrancinhas, decorações e flores em eva.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *