Aplicação de E.V.A. em Roupas
O artesanato brasileiro ganha o mundo, a cada dia que passa. Os objetos criados são vários e os materiais usados, também. Uma prova disso é a quantidade de pessoas que optam por usar materiais reciclados, para suas criações.
Outro tipo de material muito usado pelos artesãs é o EVA, e é por isso que vamos começar esse artigo descrevendo, brevemente, o que ele é.
E.V.A. vem da sigla “Etil Vinil Acetato”, composto químico de diversos materiais, dentre eles: agentes de expansão, cargas, resinas, ativadores, pigmentos, borracha, termoplásticos e auxiliares de processos, entre outros.
O E.V.A. é atóxico, aderente e resistente, possuindo várias cores para utilização, o que costuma agradar, e muito, os artesãos, que adoram esse material!
Outro ponto bastante interessante do E.V.A. é que esse material pode ser lavado, tranquilamente, sem maiores riscos de destruir qualquer que tenha sido a arte construída sobre ele.
Conforme o processo de produção ao qual é submetido, podemos encontrar o EVA nas mais diversas características, como variação de dureza, densidade, cores e tamanhos.
Para aplicação em roupas o recomendado é o E.V.A. mais fino possível, a fixação é feita com cola branca, o tempo para secagem é de 12 horas. Depois de seca a peça pode ser cortada normalmente para criar estampas, letras etc; e aplicar nas roupas. Outro ponto a ser observado é a cor do E.V.A. utilizado. O recomendado é utilizar uma cor igual a do tecido, por quê? Para que o E.V.A. não prejudique a cor original do tecido, ou pode-se usar a cor branco que é neutra e também não interfere.
Esta fantástica matéria prima nos permite produzir uma variedade enorme de produtos e peças artesanais, das quais as preferidas são as pequenas lembrancinhas, como aquelas distribuídas em festas de aniversário, casamentos e afins, já que pode, facilmente, substituir o uso de papel, tecido, feltro ou madeira.
Também é muito comum encontrarmos EVA com material utilizado na elaboração de artes para decoração de mesas e geladeiras, por exemplo.
Deixe um comentário