Dicas para se exercitar em casa
Cuidar da saúde, hoje, tornou-se sinônimo da prática de exercícios físicos que, comprovadamente, é um importante aliado para se ter uma à vida saudável. Apesar disso, muitas pessoas reclamam que gostariam de malhar ou de praticar uma atividade física, mas odeiam o ambiente da academia, fechado e abafado ou mesmo colocam como empecilho a falta de tempo e de dinheiro.
Se você é uma dessas pessoas, a desculpa acabou!
Cada vez mais em alta, as atividades em casa ou ao ar livre são uma ótima opção para quem está nessa situação, pois além de proporcionar a prática de exercício no conforto do seu lar, pode também oferecer o contato com a natureza, possibilitando respirar ar puro, o que ajuda na oxigenação do organismo.
Para abraçar de vez a ideia, separamos alguns exercícios que não requerem aparelhos e são tão eficiente quanto sua rotina na academia e podem ser feitos em casa ou ao ar livre:
1 – Suba escadas – Subir escadas é uma ótima maneira de acelerar o seu ritmo cardíaco. Você pode subir escadas de verdade ou usar uma máquina de escada em uma academia. Subir escadas melhora os músculos das pernas e do bumbum, mas tenha cuidado ao usar as escadas reais, pois você não vai querer cair e se machucar.
2 – Pule corda – Essa não é apenas uma brincadeira divertida para as crianças, mas também é um excelente exercício. Trabalhando os braços, pernas e músculos do núcleo, este é um exercício que você pode fazer facilmente em casa. Ele também é conhecido por melhorar o equilíbrio e é excelente para as pessoas que pretendem praticar esportes.
3 – Caminhe ou corra lentamente – Caminhar e correr são formas maravilhosas para aumentar a sua frequência cardíaca. Apesar do trote (a corrida mais lenta) incomodar os joelhos de algumas pessoas, a caminhada é certamente um exercício acessível, e deve ser feito por qualquer pessoa de qualquer idade. Estudos têm mostrado que caminhar uma hora por dia pode te ajudar a manter seu peso ao longo do tempo e reduzir a probabilidade de certas doenças, como hipertensão e a obesidade.
4 – Faça abdominais – Os abdominais são outro tipo de exercícios ótimos para o núcleo, feitos ao deitar-se com a barriga para cima, com os joelhos flexionados, braços cruzados no peito e curvando a cabeça em direção à pélvis. Volte à posição inicial e repita.
Alguns Cuidados…
- Utilize roupa e tênis adequados ao esporte que irá praticar;
- Ao praticar exercícios como abdominais, pular corda ou flexão, tenha cuidado com o tipo de piso para não se lesionar.
Preferencialmente, tenha um colchonete ou tapete em E.V.A, material com densidade adequada, alta durabilidade e fácil limpeza, que pode potencializar seu desempenho durante as atividades. Caso tenha dúvidas sobre esse material, consulte a AMS, uma empresa especializada nesse tipo de produto.
Lembre-se, o importante não é o quanto você faz, mas sim a forma que você faz. Os exercícios são aliados, mas sua saúde também depende de outros fatores como alimentação que contribui ativamente nos resultados alcançados.
Deixe um comentário